top of page

Como o Snyder Cut da Liga da Justiça saiu de lenda a sucesso de público e crítica?

  • Foto do escritor: Ricardo Bello
    Ricardo Bello
  • 28 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

A tempestade perfeita que permitiu o Liga da Justiça - Snyder Cut.

foto da equipe completa de Liga da Justiça
Liga da Justiça - Snyder Cut

O Snyder Cut só foi lançando em função de uma "tempestade perfeita" que teve início logo após o fracasso de público e crítica da primeira versão de 2017, que seria totalmente diferente do que o filme finalizado pelo Joss Whedoon, seguindo as orientações dos executivos da Warner, detentora da marca DC Comics.


Os fãs argumentavam que os defeitos de Liga da Justiça têm uma simples explicação: a versão que foi para o cinema não é a que o diretor, Zack Snyder, idealizou, e que, em algum lugar, existiria uma segunda versão. Esse novo corte, mais longo, sombrio e com ideias que foram descartadas do material final, ficou conhecido como “Snyder Cut”.



Essa lenda começou a se tornar realidade quando Zack Snyder começou a postar imagens, que não foram vistas no filme que foi para o cinema e a partir daí uma campanha sem precedente foi iniciada nas redes sociais conhecida como #snydercut, nos últimos anos milhões de fãs do universo DC, fizeram campanha maciça para que a Warner lança-se a versão originária do diretor.

Paralelo a isto a Warner via o crescimento estrondoso da Netflix com títulos concorrentes ao Oscar e o sucesso do serviço de streaming da Disney, que tinha como base os universos Star Wars e Marvel, como fonte de interesse para os assinantes. Isso mostrou que o mercado cinematográfico estava passando por um grande processo de reformulação e que o streaming era um ponto fundamental para o êxito da indústria do entretenimento.



Com este cenário inicial a Warner não poderia ficar de fora e em julho de 2019 anunciou o seu mais novo serviço de streaming o HBO Max, que proporcionaria aos seus assinantes todo o catálogo de filmes ligados a companhia e na época, sinalizava como chamariz o tão aguardado reencontro dos personagens de Friends.


Porém 2020 chegou e trouxe mais um elemento na formação desta tempestade, a Pandemia literalmente parou o mercado cinematográfico, produções tiveram que ser postergadas, cinemas fechados, lançamentos adiados e com isto a Warner se viu em cheque, tendo que lançar o seu serviço de streaming, mas sem um carro chefe a altura para competir com os gigantes do mercado.



Enquanto isto, na internet cada vez mais imagens eram vasadas e o hype do Snyder Cut só crescia, o diretor confirmou a existência deste corte, os atores que participaram do filme passaram a fazer campanha e a tempestade ganhou força. E em maio de 2020, finalmente foi anunciado que o Snyder Cut seria lançado e na plataforma de streaming da Warner o HBO Max.


Com o agravamento da pandemia e um cenário cada vez mais incerto sobre a abertura dos cinemas e os lançamentos dos filmes no cinema, o serviço de streaming ganhou força e as pessoas começaram a se adaptar ao formato e a maratonar séries de até 8 episódios, tornando normal ficar na frente de uma tv várias horas.



Diante disto e com carta branca da Warner, Zack Snyder nos presenteou com um primor de filme contado em 4 horas, onde os arcos de cada personagem foram explorados sem pressa e podemos ter um entendimento dos porquês de cada cena, deixando em aberto uma possível continuação.

O filme se tornou sucesso de público e crítica tendo altas notas no IMDB (8,3) e no Rotten Tomatoes: 73% pela crítica e 95% pelo público este é um dos melhores números de filmes ligados ao universo DC só ficando atrás de Batman Cavaleiro das Trevas, filme que fez parte da trilogia do Christopher Nolan.


Quanto aos números, segundo dados da Samba TV, serviço conhecido por ser “o Ibope” das Smart TVs nos Estados Unidos (EUA), a versão do diretor de ‘Liga da Justiça’ atraiu 1,8 milhão de domicílios por meio do HBO Max durante o fim de semana de estreia, entre 19 a 21 de março. O número é menor do que as 2,2 milhões de residências que assistiram à ‘Mulher-Maravilha 1984’ no streaming entre 25 e 27 de dezembro e que teve um alto investimento em divulgação pelo departamento de marketing da companhia.



Podemos concluir que a junção do impacto das redes sociais, que hoje tem cada vez mais influência nos caminhos que a indústria cinematográfica toma, a necessidade de um chamariz para o seu serviço de streaming, a pandemia e um novo hábito incutido no público consumidor, fizeram a tempestade perfeita, que proporcionaram um filme de quatro horas ser aprovado e ter a aceitação de público e crítica.


Uma pergunta fica no ar, será que teremos os demais filmes da Liga da Justiça do Zack Snyder? O filme termina com um epílogo, que deixa aberto uma série de pontos. O Zack Snyder já mencionou que o filme é uma trilogia.



O primeiro ponto para a formação de mais uma Tempestade Perfeita já iniciou, na última dia quinta-feira (25/03/21) fãs do mundo inteiro pediram para a que Warner Bross restaure o ‘snyderverse’, que seria o universo estendido DC nos cinemas montado a partir da visão do diretor. A hashtag #RestoreTheSnyderVerse (“restaure o universo de Snyder”, em tradução literal) chegou em primeiro lugar dos “Assuntos do Momento”, os famosos Trending Topics, do Twitter. Ela atingiu 1.5 milhão de tweets e superou #AvengersEndgame, que contava com 1.4 milhão e ReleaseTheSnyderCut, que contou com 1 milhão. E os números só devem aumentar nos próximos dias.


Isto nos faz refletir o papel das redes sociais no desenvolvimento de produtos, serviços, gestão de marcas e que hoje o as pessoas não são meros consumidores daquilo que o mercado apresenta, mas sim definidores do caminho a ser percorrido pelos produtores e que permanecerá neste cenário cada vez mais competitivo, quem souber fazer a leitura certa dos acontecimentos que norteiam a vida das pessoas e tornar isto soluções para o seu dia a dia.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Vero Consultorias - todos os direitos reservados.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page