MAPEAMENTO COMPORTAMENTAL. O QUE É E PARA QUE SERVE?
- Simone Ricieri
- 17 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

O mapeamento é uma ferramenta utilizada para gerar maior conhecimento individual, assim como facilitar o trabalho dos gestores que poderão colocar colaboradores ideais em posições adequadas a cada função, gerando assim maior produtividade e eficiência nos resultados. Ele cumpre a função de mapear as tendências comportamentais de quem responde. Sabemos que cada ser humano age e reage de determinada maneira por uma combinação de fatores tanto internos quanto externos.
Essa ferramenta permite apresentar um padrão de comportamento que mostra o perfil de cada um, ou seja, uma previsibilidade, e graças a este fato, podemos potencializar os pontos fortes e os pontos a serem trabalhados, o que pode ser melhorado em cada colaborador.
Benefícios do mapeamento comportamental para a gestão de pessoas:

Pode reduzir erros de contratações: Ter previsibilidade sobre padrões comportamentais das pessoas que estamos contratando para determinados cargos, a necessidade de pessoas voltadas para pessoas ou para processos.

Diminuir a rotatividade de colaboradores dentro da sua empresa: Pessoas contratadas com perfil introspectivo para ocupar uma vaga que requer um perfil extrovertido automaticamente terá que fazer muitos esforços para dar conta do recado, por isso ele sofrerá com a perda de energia e mesmo assim possivelmente não conseguirá exercer a profissão com o empenho que gostaria, por isso desiste do trabalho ou é demitido.

O que geram não só prejuízos financeiros, assim como a descontinuidade ou perda de tempo e espaço no mercado: Um profissional colocado na área errada poderá ter dificuldades de executar seu trabalho. Sua demora ou a execução de procedimentos mal realizado pode até mesmo gerar erros, daí a ideia de que profissionais felizes produzem mais e melhor, gerando assim lucratividade para a empresa.

Melhora o conhecimento do gestor sobre sua equipe: Analise de números e dados que permitam observar e prever o crescimento da equipe num todo. Os perfis de uma equipe podem ser cruzados e assim termos uma informação geral de toda a equipe.
Avaliando o potencial de trabalho, se cada profissional estiver no lugar certo com a atividade certa. O crescimento fica mais rápido e fácil de ser mensurado.

Monitorando o engajamento e produtividade, promovendo conhecimento, se um profissional começa a ter problemas o gestor terá maior facilidades de perceber e de agir sobre o problema em busca de uma solução.

Capacitação e gerando maior visão de mercado dentro de seu próprio negócio: onde estou, onde pretendo chegar, e como vou conseguir alcançar meus objetivos e metas com a equipe que tenho.
Nossa proposta é focar em algo que permita previsibilidade e eficiência em processos bem definidos para facilitar os desafios de alcançar objetivos e metas definidas pelo gestor com profissionais adequado a cada área e/ou cada setor.
Se o assunto lhe chamou a atenção, agende um atendimento com um consultor e saiba ainda mais sobre o assunto. Estamos te aguardando.
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